A Fundaparque (Parque de Eventos de Bento Gonçalves) encerra 2025 celebrando um ano marcado pelo alto fluxo de público e pela presença constante da comunidade no complexo. Reconhecida nacionalmente pela estrutura e pela capacidade de sediar grandes feiras e convenções, a instituição também fortaleceu em 2025 seu compromisso com eventos de caráter social, transformando finais de semana e datas especiais em oportunidades de integração, lazer e aproximação com os moradores da região.
Durante o ano todo, a Fundaparque foi cenário de grandes feiras como Movelsul, Wine South America, Expobento e Fimma Brasil, consolidando seu papel de polo de eventos empresariais de alto nível. Além disso, ocorreram especialmente aos fins de semana atividades abertas à comunidade, como corridas, ações de segurança pública, festivais, eventos escolares, formaturas e encontros culturais. Somados, os eventos reuniram 395.120 visitantes, consolidando a Fundaparque como um dos principais polos de circulação e entretenimento do Estado. Para dezembro, estão previstos ainda dois eventos de caráter social e dois de cunho privado.
Presença comunitária e desenvolvimento regional
Além dos números expressivos, 2025 consolidou a Fundaparque como um cenário urbano de valor social, ou seja: um espaço institucional que, além de cumprir sua função original, contribui para a vida da comunidade. Ao disponibilizar o espaço para eventos comunitários, esportivos e formativos, o parque reforçou seu vínculo com a cidade e se aproximou ainda mais das famílias da região. “Estamos comprometidos em ser mais do que um parque de eventos: queremos atuar como um agente ativo no desenvolvimento humano e comunitário da cidade. Por isso, além de fomentar os eventos sociais que aconteceram por aqui, seguimos investindo em melhorias de infraestrutura que garantam à comunidade uma experiência cada vez mais confortável, segura e acolhedora”, afirma o presidente da Fundaparque, Laudir Miguel Piccoli.
A soma entre grandes feiras, eventos sociais e ações culturais gera impacto direto na economia local, no turismo, na ocupação hoteleira e na cadeia de serviços, fortalecendo o desenvolvimento de Bento Gonçalves e da Serra Gaúcha.
Eventos sociais ganham força e ocupam os finais de semana
Ao longo de 2025, o parque ampliou significativamente o volume de atividades sociais. A programação incluiu eventos como:
Corrida Pets (06/04) – integrando famílias e animais de estimação;
Treinamentos da PRF e Brigada Militar (abril e maio), reforçando diálogo com as forças de segurança;
Festa da Família da Escola Fenavinho (17/05);
Largada do Rali (12/07);
Carangas Car (13/07);
Jantar Eles na Cozinha (30/08);
Festival do Balonismo (09 a 12/10);
Formaturas do Proerd e Bombeiros Mirins, além de missas, encontros culturais e treinos do SAMU.
Obra do novo pórtico avança

A Fundaparque segue avançando com a tão aguardada obra do novo pórtico de acesso ao parque. A estrutura modernizada, que teve suas obras iniciadas em setembro e tem conclusão prevista para março de 2026, representa um marco para o complexo.
Viabilizado por uma parceria entre Movergs, Sindmóveis e CIC-BG, o projeto prevê uma entrada mais moderna, segura e alinhada à identidade regional. O novo pórtico contará com câmeras inteligentes de leitura automática de placas, monitoramento 24 horas e cancelas automatizadas, cujo sistema de acesso já está contratado com uma empresa local. Além disso, o pagamento do estacionamento poderá ser feito via Pix, facilitando a entrada e saída dos visitantes.
Sobre a Fundaparque:
Localizada em Bento Gonçalves (RS), a Fundaparque é o maior complexo multieventos do Sul do Brasil e uma referência nacional em infraestrutura para feiras, exposições e grandes encontros corporativos e culturais. O parque dispõe de uma área territorial total de 322.566 m² e é também um dos maiores ambientes cobertos e climatizados da América Latina, com 58.000 m². O espaço sedia eventos de destaque como a Movelsul, a Fimma Brasil, a Wine South America, a ExpoBento e a Fenavinho, além de atividades comunitárias e ações que fortalecem o desenvolvimento regional.